O blog da BBRA é um espaço com o conteúdo especialmente selecionado em parcerias com mamães blogueiras

domingo, 29 de setembro de 2013

Refeições em familia


Sempre achei lindos aqueles comerciais de TV em que todos da família estão reunidos na mesa na hora das refeições. Novela das 21h sempre tem esse tipo de cena também. Mas a verdade é que na correria do dia-a-dia, nem sempre dá pra pôr a mesa, preparar aquela refeição caprichada e reunir a família inteira...esses momentos acabam sendo exclusivamente parte das festas de fim de ano em muitas casas...
Eu nunca quis que na minha casa fosse assim... por isso desde que Alice começou a comer, sentadinha na cadeirinha dela, coloco ela na mesa na hora das refeições... e quando estamos todos em casa, mesmo que ela almoce ou jante antes (ela almoça 11:30 e janta 18:00), na hora que nós vamos pra mesa, coloco ela lá com a gente. Assim ela vai acostumando a fazer as refeições na mesa, e aprende que aquele momento é precioso, é único, e que nos ajuda a ter uma vida mais saudável e feliz.
Uma pesquisa da Unilever aponta que dividir a mesa com pessoas queridas contribui para a saúde e a alegria e estimula o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças, com melhora no vocabulário e no desempenho escolar. Foi verificado, também, que aqueles que realizam refeições regulares em família reportam o consumo de duas porções diárias a mais de frutas e vegetais do que os que não mantêm esse hábito. ¹
 A psicóloga France Bellisle, estudiosa de comportamento alimentar e da obesidade, destaca a importância desses momentos para a educação das crianças. “É uma oportunidade privilegiada para ensinar muitas habilidades às crianças, sejam elas relacionadas aos alimentos, ou não. Manter a qualidade desse momento de compartilhamento é um bom investimento para a saúde e o bem-estar futuros dos filhos”, finaliza. ²
Eu me lembro muito bem da minha infância, onde o momento em que a minha mãe conseguia reunir parte da família era o café da manhã (meu pai e meu irmão saíam cedo para trabalhar).  Minha mãe preparava uma mesa de café da manhã linda, para minha irmã e eu, e sentava conosco e dávamos boas risadas todas as manhãs. Nunca esqueci desses momentos e adquiri o hábito de pôr a mesa do café da manhã mesmo que fosse só pra mim. Hoje eu coloco Alice comigo, e enquanto eu tomo café, ela toma a mamadeira, come bolo, pão, biscoito...ela adora! E eu mais ainda, por saber que minha pequena vai aprender desde cedo a valorizar os bons momentos em família.



Por Daniele Picoli

2 comentários:

  1. Amei e concordo é sempre bom mesmo a criança participar da refeição em família

    ResponderExcluir
  2. É verdade Daniele. Me lembro de meus tempos de infância, onde minha avó materna sempre fez questão de reunir todos os 13 filhos e o montante de netos e bisnetos - pelo ao menos aos domingos - para uma refeição juntos; era uma festa só. E hoje passo isso pra minha filha; e percebo que é tão importante pra ela como foi pra mim. Nossas melhores lembranças de infância normalmente vêm acompanhadas de aromas e sabores inesquecíveis que fazem parte da nossa história.
    Adorei a matéria

    ResponderExcluir

 
blog Copyright © 2012 Design by Ipietoon Blogger Template