O blog da BBRA é um espaço com o conteúdo especialmente selecionado em parcerias com mamães blogueiras

domingo, 20 de outubro de 2013

7 lições dos super-heróis para as crianças


Seu filho não vai escalar prédios nem sair voando, mas pode se tornar um adulto solidário e bem-sucedido! Ao retratar temas que a gente vive no cotidiano, histórias em quadrinhos como as do Homem- -Aranha, da Batgirl e dos X-Men con- quistam meninos e meninas de todas as idades, além de educarem sem a monotonia da maioria dos livros didáticos. "Nas histórias, os vilões são sempre mais poderosos, obrigando os heróis a se superarem para vencer as batalhas", diz o professor Francisco de Assis, pesquisador do uso da física nos gibis. Veja a seguir quanta coisa boa seu filho pode aprender se divertindo!

 COMO APRENDER BRINCANDO A...

  … ser altruísta Os super-heróis quase sempre apelam ao uso de máscaras para poder ajudar a humanidade a se livrar do mal sem revelar sua própria identidade. Eles se doam à sociedade abrindo mão de qualquer reconhecimento. Existe prova maior de altruísmo? Homem-aranha - Peter Parker teve mil chances de usar o poder do Homem-Aranha em proveito próprio. Mas sua tia ensinou- -lhe que o melhor poder é fazer o bem. Quanto maior esse poder, aliás, maior é a responsabilidade. Batman - Bruce Wayne, a identidade secreta do Batman, doou toda a sua fortuna aos necessitados, além de financiar medicamentos com o dinheiro das indústrias Wayne e de criar uma rede de bolsas de estudos para crianças carentes. Super-homem - Nascido no planeta Krypton e sempre usando o uniforme azul e vermelho, o Super-Homem tem como principal habilidade agir com o coração. Ele não diferencia as pessoas na hora de prestar socorro. Todos são iguais.

 … valorizar o estudo Praticamente todo herói tem faculdade. Isso mostra que não basta força ou rapidez, é preciso estudar para ser bom. Existe até ranking dos cinco mais inteligentes: Senhor Fantástico, Homem de Ferro, Hulk, Fera e Homem-Formiga. Peter Parker (Homem-aranha) - Peter Parker ainda não concluiu os estudos, mas se destaca nas aulas, além de ajudar cientistas famosos. E, embora as coisas em geral não sejam fáceis para ele, o menino prodígio não desiste de aprender. Nunca! Tony Stark (Homem de ferro) - Tony Stark, identidade secreta do Homem de Ferro, é um bilionário formado em física e engenharia. É o segundo super-herói mais inteligente, por isso sempre reergue seus aliados a partir de suas invenções criativas. Bruce Wayne (Batman) - Bruce Wayne levou 20 anos para virar o Batman. Seus conhecimentos em legislação, criminologia e perícia permitem desvendar qualquer crime, rendendo-lhe o título de maior detetive da história dos quadrinhos.

  … gostar de ciências Quando a ameaça é grande, os heróis se unem para combater o mal. Mas, nos quadrinhos, em destaque, ficam os cientistas, que entendem todos os poderes dos heróis, exploram pontos fortes e fracos dos vilões e resolvem os mistérios. Buraco Negro - Os quadrinhos também explicam, por exemplo, princípios físicos que não se aprendem na escola, como buracos negros, viagem no tempo, universos paralelos, mecânica quântica e teoria dos muitos mundos. Hera Venenosa - A Hera Venenosa é uma vilã que entende tudo de ecologia. E os doutorados em biologia da Mulher Invisível a tornaram especialista em lidar com ameaças alienígenas.

  … reconhecer a igualdade entre os sexos Se as aventuras de 1960 mostravam a mulher como namorada do mocinho, sempre resgatada do perigo, nas últimas décadas esse conceito mudou radicalmente, conferindo a elas papel ativo nas histórias.

 Autora: Beatriz Levisch Fonte: planetasustentavel.abril.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário

 
blog Copyright © 2012 Design by Ipietoon Blogger Template