O blog da BBRA é um espaço com o conteúdo especialmente selecionado em parcerias com mamães blogueiras

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Ajude o seu bebê a falar


Está certamente ansiosa para que o seu bebê diga as suas primeiras palavras. A emoção da espera é normalmente grande e, embora não seja possível forçar um bebé a falar, a realidade é que quando o bebé estiver preparado, ele irá dizer as suas primeiras palavras.
Entre os 4 a 6 meses de idade os bebês começam a balbuciar as suas primeira sílabas duplas, como “mama” ou “papa”, e usar a vocalização para expressar o gostar e o desgostar. A primeira palavra do bebê costuma acontecer por volta do 1º ano de idade.  
  • 0-3 meses – sons de vogais
  • 4-6 meses – repetindo o som da mesma consoante várias vezes como “dadada”
  • 6-9 meses – balbuciando com mais sons à mistura
  • 10-12 meses – jargão de bebé, quando o bebé parece falar a sua própria linguagem
  • 10-18 meses – palavras perceptíveis completas    
Para incentivar o seu bebê a começar a falar, ficam aqui algumas sugestões:
Muita tagarelice
Logo desde o início pode tagarelar ao pé do bebê, mantendo conversas divertidas com ele, mesmo que ele não lhe responda. Responda aos amorosos sons que o bebê vai verbalizando, mas dando sempre de seguida, um tempo para que ele responda. Desde cedo que o bebé irá perceber que a comunicação é uma via de dois sentidos.
Fale normalmente para o seu bebê
Fale para o seu pequeno, ou pequena, sem ser em conversa de bebê, fale sobre tudo de forma normal, desta maneira irá expandir o vocabulário, ainda que por vezes seja bem difícil não falar na linguagem de bebé ao pé de um.
Responda aos seus choros  
Antes do bebê entrar na fase de aprender o vocabulário, a sua forma de comunicação mais usada é o choro. Ao responder ao seu choro, irá ensinar ao seu bebê que sempre que ele comunicar, você estará a ouvir, e depois de compreender o choro do bebê, certamente que todos se irão sentir mais felizes.
Conversa de ocasião: sim
Faça conversa de ocasião com o seu bebê. A esta altura estará a questionar-se, sobre o que pode falar com ele. Fale com ele quando lhe está a mudar a fralda, quando lhe dá de comer, quando está a fazer coisas comuns. Mantenha esta conversa de ocasião, e verá que mais cedo do que pensa o seu bebê começará a tentar comunicar consigo, ainda que possa não ser através de palavras.
Cante uma música
Quer tenha jeito ou não para cantar, ao repetir uma mesma música ao seu bebê muitas vezes, a sua voz passará a ser música para os ouvidos do pequenote. No processo de repetição, as palavras que mencionar durante a música começarão a ser mais familiares para o bebê.
Leia-lhe um livro
Embora possa pensar que um bebê pequeno não dá interesse a um livro, a verdade é que pode ter mais interesse do que pensa. Logo que o bebê for capaz de se sentar, leia-lhe um livro de crianças, de preferência livros com algumas frases. Estará, desta forma, a contribuir para aumentar a familiaridade do bebê com as palavras.  
Quer o bebê esteja a tentar pegar num objeto, ou a sorrir, ou até cansado, verbalize o que ele está a sentir, pondo em palavras o que ele está a passar. Desta forma validará o que o bebê sente e ele será capaz de colocar em palavras o que sente, logo que começar a falar.
Repita-se  
A repetição é normalmente um bom caminho para a aprendizagem e, ao repetir-se, estará a preparar-se para o futuro, altura em que a sua criança necessitará que o faça constantemente, especialmente na idade da pré-primária.
Incentive  
Quando a criança começar a balbuciar, mesmo que sejam as primeiras palavras que ninguém compreende exceto os pais, incentive o seu bebê a continuar o seu bom caminho na aprendizagem da linguagem.
Tenha sempre em mente que cada bebê tem o seu ritmo, e que não há fórmulas mágicas para o desenvolvimento da linguagem de cada um. Nunca force ou torne uma situação frustrante para o bebê, pois, pode provocar um retardamento da função da linguagem em vez do invés. A criança tem o seu tempo natural para aprender, e verá que sem se aperceber, o seu bebé estará a falar lindamente.


Fonte:http://demaeparamae.p

0 comentários:

Postar um comentário

 
blog Copyright © 2012 Design by Ipietoon Blogger Template